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Exercícios no verão

Verão, temperaturas altas, praia, areia. Estes fatores incentivam muitas pessoas a dar um gás nas atividades físicas, principalmente quando elas têm o intuito de eliminar os excessos adquiridos nas festas de final de ano. É importante que a rotina seja mantida, porém alguns fatores como os citados anteriormente interferem na prática de atividades físicas, independente de qual seja o exerício praticado.

 

  • Reidrate-se. Com o tempo seco e a água perdida em forma de suor por causa das altas temperaturas, a hidratação é essencial para manter o organismo em equilíbrio. Beba bastante água. Outra opção é o consumo de isotônicos após a prática de exercícios.

 

  • Use roupas leves. Elas ajudam o seu corpo a transpirar e trocam o calor com o ambiente. O mais recomendado é o uso de roupas no tecido Dry Fit, que evitam a desidratação intensa e a hipertermia.

 

  • Proteja-se do sol. Devido ao período de férias, muitas pessoas praticam atividades físicas em ambientes abertos, como praias e parques. É importante que utilizem sempre o protetor solar, de 2 em 2 horas, para se proteger dos raios UV, além de procurar horários com menos incidência da agressividade do sol ( até às 10h ou após as 16h).

 

  • Respire corretamente. Busque sempre inspirar pelo nariz, que possui mecanismos para filtrar o ar e permite uma ventilação eficiente e segura. Para expirar, o melhor é utilizar a boca, o que torna a troca de ar mais rápida, já que a boca é bem maior do que as duas narinas.

 

Dica:Quando a frequência cardíaca aumenta, a tendência é inspirar também pela boca. Se isso ocorrer, procure diminuir o ritmo e respirar profundamente, contando até cinco, retornando  a respiração normal: inspirando pelo nariz e expirando pela boca.